Como é possível alguém possuir título de Doutor da lei, ser cidadão romano e conhecer toda a filosofia grega, bem como sua retórica, como o Apóstolo Paulo, ser capaz de dizer: “eu decidi nada saber entre vós a não Cristo, e este crucificado” (1Cor. 2.2)? Só há uma explicação: ele realmente viu o Senhor da Glória! Aleluia! Ele viu que a Glória do Unigênito Filho de Deus é maior que qualquer coisa que se possa imaginar ou saber neste mundo! Obrigado, Senhor, pelos Teus verdadeiros Apóstolos, testemunhas oculares da Tua Glória!
O tesouro do homem é Cristo. O homem descobre sua natureza espiritual apenas quando ele descobre Cristo, e isto se dá quando o Espírito de Deus passar a habitar no homem e abrir-lhe os olhos para enxergar a Glória do Filho de Deus. Daí em diante, o mundo natural perde todo o sentido. As palavras dos homens perdem seu sentido e vira ilusão, vaidade. A verdade passa a habitar no coração. Uma espécie de êxtase sem fim entra no coração ao contemplar a Glória do Filho amado de Deus. Por isso, sem o Cristo crucificado e testemunhado pelos Apóstolos, não há vida. A vida do homem é Cristo, O TESOURO DO HOMEM.
Por isso o homem natural segue as loucuras de Darwin – o homem não é um ser espiritual. Mas é isso mesmo, o homem sem Deus não é um ser espiritual e sim uma espécie de animal evoluído, um ser totalmente imanente na natureza, um ser impessoal (um animal em constante evolução), isto é fato. Por isso, dizem eles, o mundo está nessa miséria porquanto o homem ainda está em seu processo de evolução, não podem atinar que essa é a natureza decaída do ser humano, seu tesouro foi roubado por Satanás com suas mentiras, e só o Senhor Jesus pode lhes dar a vida verdadeira. O homem espiritual é aquele que descobre pela graça de Deus e por Seu Espírito o maior tesouro: Jesus Cristo.
Por isso Paulo disse: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte” (2 Cor. 4.7). Cristo é o tesouro do homem e quando o homem descobre isto é porque o Espírito Santo já passou a habitar nele. A partir desse momento tudo o que esse novo filho fizer será para a glória de Deus, pois a excelência do poder é de Deus e não dele. Digo novo filho, “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” e “O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.14 e 16).
Na verdade, em si mesmo o homem não tem nenhum tesouro valioso. Tinha, antes de sua depravação total (Rm 3.23). O tesouro que ele tem agora não é mais ouro nem prata, pois estes foram saqueados pelo inimigo de nossas almas, o tesouro que ele tem agora é feno e palha, é o que Cristo chamou de mau tesouro do coração (Lc. 6.45). Depois da queda o homem perdeu a glória de Deus que tinha em si e ficou apenas com resquícios dessa glória, uma imagem corrompida de Deus. Na verdade o homem sem Cristo vive não mais espiritualmente como é a vontade do Criador que é Espírito (Jo. 4.24), mas vive como os animais, animados por suas glândulas e seus instintos. Espiritualmente, esse homem é um defunto, um morto vivo.
E o que dizer dos hinduístas, budistas, espíritas e hippies que se gabam de ser espirituais? Alguns destes desconfiam de parcelas da verdade, pois eles têm contatos com os demônios. Outros percebem que a vida é mais do que se vê e fazem suas especulações humanas. Outros tantos buscaram os valores espirituais, por conta da graça comum do espírito que ainda age em todo homem, e Deus permitiu conhecerem o Rei da Glória - é o caso dos magos do oriente que provavelmente vieram da Índia para ver Jesus. A partir de então, todo romantismo (idolatria, feitiçaria, ilusão, vaidade, impessoalidade “divina”, despropósito, acaso e caos) se rendeu à verdade da Pessoalidade e do desígnio de Deus na história. Eles viram que os tesouros espirituais possuem o seu titular, o seu dono, a Pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Eles entenderam que os valores são sempre adjetivos de uma pessoa, somente as pessoas podem compartilhar valores. Se o homem não pode produzi-los, somente cultivá-los, então os valores têm sua origem em uma Pessoa não humana originariamente – o Deus triúno, suficiente em si mesmo, feliz em si mesmo, pois tem sua comunhão eterna entre o Pai, o Filho e o Espírito.
Sem Cristo o homem é um morto vivo. Somente a partir do momento em que ele passa a crer no Cristo crucificado é que ele recebe aquele tesouro valioso, aquele que adão possuía antes de sua queda, mas como uma diferença: este novo tesouro é imperdível, pois foi dado por preço de sangue. Este tesouro é a nova vida deste homem, é o Espírito de Cristo (Rm 8.9). Na verdade, primeiramente é necessário que o Espírito Santo entre neste homem (Jo. 16.8) e, então sim, ele passa a confessar esse nome tão precioso e sublime que é o nome de Jesus Cristo, “em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos” (Col. 2.3).
O Espírito Santo, que procede de Deus o Pai e Deus o Filho, glorifica o Filho (Jo. 16.14), por isso, quem confessa que Jesus veio em carne, tem o Espírito (1Jo. 4.2). Assim, quem quiser provar se já recebeu este Tesouro de vida, é só fazer esta pergunta: eu creio que Jesus veio em carne? Caso a resposta seja afirmativa, este filho de Deus pode pular de alegria, pois já foi selado por Deus e já recebeu o seu penhor (2Cor. 1.22, 5.5, Ef. 1.14) , um tesouro que garante a sua herança, quem pois confessa que Jesus veio em carne pode ter a certeza de sua vida eterna, pois tem a garantia, a certeza, o Espírito Santo. A herança é a coroa final, a vida eterna que é o maior tesouro que o homem pode querer, além disso, nesta herança se inclui todo o reino e suas possessões. No entanto, mais importante que ter a vida eterna é ver o Rei da Glória, o próprio Senhor e Deus, face a face, isto sim, é tudo o que o homem sempre sonhou, mesmo que negue. Este é o maior tesouro, Cristo e seu Espírito.
Só Jesus, só Jesus, só Jesus nos satisfaz. Aleluia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário